Livros – Gisele e Michelle

Já comentei em algum lugar deste blog que não sou fã de biografias, mas amei o livro da Shonda Rhimes e fui vencida pela curiosidade e recentemente li as biografias da Gisele Bündchen – Aprendizados e da Michelle Obama – Minha História.

Eu não vou comparar os livros. Ambos são obras de mulheres inteligentes, maravilhosas e que merecem ser exaltadas! (aliás essa dica de não comparar e sim enaltecer vale para mulheres reais também!)

Mas vamos as resenhas, li primeiro o da Gise, é assim que ela é chamada pelos mais próximos e é assim que você acaba se sentindo lendo o livro dela. Vale lembrar que ele é daquele gênero auto-biografia-autoajuda que não existe, mas cada vez é mais comum.

Apesar de compartilhar fotos da infância, contar sua história, expor franquezas e dividir relatos e situações familiares, esse não é o ponto central do livro, e sim, o que ela aprendeu com cada fase da vida. Vida, aliás é o nome da cachorrinha dela em que ela dedica um dos capítulos mais emocionantes do livro.


A Gisele nos mostra no livro que ela não chegou onde está por pura sorte, a carreira dela é resultado de muito trabalho, disciplina e sempre sendo uma profissional exemplar. Mas mas no livro ela passa, principalmente a filosofia e seu estilo de vida. Ela tem uma enorme consciência corporal, uma percepção admirável do Universo e da natureza. Sem falar do respeito, na empatia e amor ao próximo que ela nos passa, e que faz que a gente realmente entenda toda a luz que ela emana naturalmente.

Em Aprendizados ainda é possível encontramos as perguntas que a moveram e movem diariamente. E pode acreditar, são perguntas que podemos encaixar na nossa vida. Confesso que lendo o livro também me senti meio mal, tipo ela é a Gisele Bündchen e ainda pilota helicópteros, tem uma rotina perfeita e eu aqui toda malacaba? Enfim, dá para se livrar do sentimento de culpa e incluir diversas coisas da Rotina Gisele, na Rotina Mulher/normal/quetrabalha/estuda/malha/cuidadacasa/ebebevinho. Recomendo por ser uma leitura leve e ainda tentar trazer boas práticas para nossa vida.

Fora ser esposa do Barak Obama, o que você sabe sobre a Michelle? Eu só sabia que era uma mulher linda e simpática. E isso era tudo.

Em 2009 eu estava de férias do estágio, era um dia estranhamente frio pra janeiro e eu estava na sala da casa dos meus pais acompanhando ao vivo a posse do Obama. Minha mãe me questionou porque eu estava assistindo aquilo e lembro de responder “porque é um acontecimento histórico e todo mundo vai se lembrar disso” ela me mandou continuar assistir no quarto e lembro de me emocionar com o discurso do Obama.

Em Minha História, Michelle nos conta os bastidores desse dia e muito mais. Ela nos conta a construção dessa mulher maravilhosa que ela é. Neste livro a gente conhece a Michelle Robinson ainda criança e toda a sua família, a relação próxima com o irmão e com os pais.

O pai dela é encantador mesmo com todas as dificuldades por causa de esclerose múltipla e nos emociona (e MUITO) do começo ao fim. A mãe dela é tão sábia e tão leve ao mesmo tempo, há diversas passagens dela que me marcaram em uma ela diz aos filhos eu não estão criando crianças, e sim, adultos para o mundo. Sempre ouvi isso da minha mãe também e nunca entendi muito bem, mas ao chegar na fase adulta me dei conta. Há pais que criam os filhos apenas para eles, para serem apegados, para nunca cortarem o cordão umbilical e serem as únicas pessoas na vida do filho. Há pais que criam os filhos para serem boas pessoas, bons cidadãos, bons profissionais para, futuramente, terem sua própria família. E essa é a grande diferença de criar filhos para o mundo. Agradeço meus pais e obrigada mãe da Miche.

Conheci também a Michelle estudante de Princeton e Harvard e vi que estudar pode sim, mudar uma vida. É mostrado um preconceito (quase) velado nas universidades mais famosas do mundo e majoritariamente brancas. As amizades em todos os períodos, a dor de perder a melhor amiga, nessa parte chorei também.

Conhecemos a ótima, bem sucedida e não tão feliz advogada, que em verão espera seu estagiário temporário com um nome estranho e uma ótima fama. Eu consegui ver o jovem Barack pelos olhos da Michelle. Tive um vislumbre daquele homem mal vestido, inteligente e com um sorriso charmoso. Nos trechos que eles se apaixonam eu me apaixonei junto. Como não se apaixonar por eles? Inteligentes, promissores e lindos.

Barack ainda era um estudante de Harvard, também era líder de uma comunidade pobre de Chicago e também era um idealizador. Michelle conta que um dia ela acordou no meio da noite e ele estava olhando pro teto e ela questionou o que ele estava pensando, ele respondeu algo como, na desigualdade social. E assim ele era. Miche também dizia que olhava pra ele e pensava, “esse homem nunca será rico“. Sem grandes ambições para o futuro, Obama gastava seu salário inteiro com livros. E como não se apaixonar por eles?

Um namoro à distância, a relação dos dois com a família, um amor crescente. Barack seguia sem acreditar na instituição casamento, por ver a mãe passar por dois casamentos fracassados, Obama nunca teve esse ideal e uma das partes mais cômicas é o pedido de casamento que ele faz à Michelle.

Depois vem a política, um casamento à distância, a dificuldade de engravidar, um abordo espontâneo, a rotina massacrante de ser mãe, trabalhar e estar a maior parte do tempo sozinha.

Do Senado à Presidência, de Chicago até a Casa Branca. Há muitas curiosidades sobre o dia-dia presidencial e todo seu esquema de segurança. A rotina da filhas e toda a responsabilidade de ser a primeira dama dos EUA.

A Michelle me impressionou pela inteligência, pela força e pela sensibilidade. O livro termina com a surreal eleição do Trump e com a sensação que não é só por aqui que as coisas estão difíceis.

Se um dia eu pudesse escolher alguém para ser amiga no mundo, a família Obama estaria no meu Top 3. Apenas leiam esse livro ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.