Itália – Nosso Roteiro e Pontos Turísticos

Como falei no post sobre as férias, eu amo essa parte pré viagem para organizar tudo, desta vez era pouco tempo, mais coisas para pesquisar, então foquei no básico para não enlouquecer. Cidades e principais pontos turísticos que precisam ser comprados com antecedência.

Sou apaixonada pelo Google Drive e foi lá mesmo que eu fiz esse calendário tosco, porém muito útil para termos um bom panorama dos nosso dias de viagem.

Nosso calendário

O primeiro passo foi definir as cidades que iríamos. Nosso voo era ida e volta por Roma, então decidimos partir para Milão no começo da viagem. Não quisemos pegar o trem pra Milão no mesmo dia com medo do voo atrasar e perdermos o horário da partida, também por cansaço de ter que encarar mais 3 horas e meia no trem depois de um voo longo.

Roma

Chegamos domingo cedinho (depois vou fazer um post só com os meios de transportes que usamos). Fizemos uma horinha e fomos para o hotel descansar. No mundo perfeito, a gente estaria descansado, só tomaríamos um banho e partiu conhecer Roma. Mas na real é que estávamos tortos depois de 12 horas de voo em que mal dormimos.

Lá pelas 15h saímos para passear, nesta primeira parada em Roma ficamos perto da estação Termini, também vou fazer um post sobre todos os hotéis que ficamos, mas já adianto que TODOS menos na Toscana e em Roma parte 2 a nossa prioridade foi ficar perto das estações de trem e foi uma ÓTIMA ESCOLHA.

Neste primeiro dia em Roma foi bem livre, visitamos o Panteão, a Praça Navona e Fontana di Trevi, tudo gratuito e tudo maravilhoso. A Fontana foi nosso primeiro ponto turístico, totalmente perdidos indo para o Panteão, do nada vimos uma multidão, “O que tá acontecendo?!” E lá estava ela, chorei. Chorei, agradeci e ela é mais impressionante que qualquer foto, indescritível esse momento! Durante a viagem fomos diversas vezes lá, e claro, jogamos nossa moeda para garantir a nossa volta!

Milão

Sobre Milão, não é um lugar que amamos. O Duomo é inexplicável, recomendo a ida até Navigli, que é uma região de bares que mesmo em uma segunda-feira de inverno estava lotada. Também acho a experiência de beber um Aperol Spritz, olhando para a catedral é indispensável. Mas só. É uma cidade enorme e foi a única que nos passou uma sensação de insegurança durante toda a viagem.

Resumo: Se quiser manter a cidade no roteiro, saiba que uma noite é o suficiente!

Veneza

APAIXONANTE! Há nesse mundo vasto da internet quem tenha pavor da cidade. Ela é turística sim, dizem que no verão lota, então recomendo a época que fomos, estava bem ok. Não fizemos nada de especial, não andamos de gondôla, mas fizemos um Free Walking Tour para conhecer um pouco mais da história, nos perdemos inúmeras vezes e tivemos uma vista linda no terraço de um shopping rico chamado Fondaco dei Tedeschi. Também jantamos duas vezes em um dos melhores restaurantes de toda a Itália ❤ (também vai ter post de restaurantes!)

Resumo: Cidade linda, dá para passar uns três dias apenas admirando a beleza.

Florença

Tivemos 24 horas corridas em Florença, de lá partimos para Chianti. Mas deu para aproveitar um pouco da cidade, além do Duomo e da famosa (e assustadora) subida até a cúpula. Conhecemos a Ponte Vecchio, Piazza della Signoria e comemos o melhor panini de toda a viagem.

Resumo: Moraria em Florença!

Chianti

Nossa base na Toscana, nosso momento de descanso na viagem ❤ ficamos três noites no melhor hotel da vida (vai ter post dos hotéis também!) É uma região que vale a pena ir, as estradas da Toscana parecem uma pintura.

Resumo: Quando eu for rica vou ter uma vinícola em Chianti!

Roma – Parte 2

Pegamos um apartamento pelo Airbnb no MELHOR BAIRRO DESSA CIDADE! Trastevere ❤
Castel Sant’ Angelo, que não tinha lido nada antes e foi uma surpresa maravilhosa, recomento MUITO a visita. Fizemos um Free Walking Tour, Vaticano, com seus museus, sua basílica, Capela Sistina e a oportunidade única de ver o papa. Coliseu, Fórum Romano, centenas de igrejas maravilhosas e as melhores pizzas e gelatos do mundo! Ficamos os últimos 5 dias e daria para passar um vida lá!

Resumo: Ficamos os últimos 5 dias e daria para passar um vida lá!

Pontos Turísticos – Ingressos

Sobre os pontos turísticos os que compramos com antecedência pelos sites oficiais foram:

Lugares que não conseguimos visitar porque já estavam esgotados:

Milão – A última Ceia do Da Vinci (esse precisa comprar os ingressos COM MESES DE ANTECEDÊNCIA!)

Roma – Visita completa do Coliseu com subterrâneos e Belvedere – Triste demais! Porém voltaremos para fazer (né, amor?!)

Vaticano – Túmulo de São Pedro e Necrópole, também precisa ser reservado com muita antecedência!

Mesmo sendo bem dividido e sem deixar nossos dias lotados de compromissos, é importante saber que essa é uma viagem extremamente cansativa. Só usamos táxi uma vez, metrô pouquíssimas vezes. Andávamos em média 15 km por dia. Muitas escadas, principalmente no Duomo de Florença. Quilômetros e quilômetros percorridos puxando malas pelas ruas italianas. Então um tênis confortável, muita água, muitos vinhos, um bom preparo físico, pizzas e no mínimo um gelato por dia são essenciais para fazer essa viagem!