Curso Básico de Vinhos – ABS SP

Que eu amo vinhos você já deve ter percebido. O meu sonho dourado, guardado no fundo do peito e que você não sabe é: que eu gostaria de trabalhar, futuramente, com algo relacionado à isso.

Durante a viagem de Mendoza, sempre encontrávamos grupo de pessoas legais nas vinícolas quando perguntávamos de onde eles eram 100% da respostas eram, “ah somos um grupo de amigos da ABS“. Nem sabia o que era, mas também queria fazer parte disso.

A ABS é a Associação Brasileira de Sommeliers e ao contrário do que pode parecer, ela não é somente para vinhos, há diversos cursos em diversas áreas, por exemplo, café, gin, charuto e muito mais.

No final do ano passado eu e meu marido nos inscrevemos no curso
Introdução ao Mundo do Vinho que é uma porta de entrada nesse fascinante mundo, é o mais abrangente e completo curso de introdução ao mundo do vinho. Com informações e curiosidades gerais sobre este universo tão vasto, porém de forma leve e descontraída.

O curso é composto por 8 aulas semanais. A minha turma era bem grande, umas 60 pessoas e confesso que antes da primeira aula me deu um receio, pensei “Será que não a mesma coisa que escutamos nas visitas em vinícolas?” Já nos primeiros 5 minutos já fiz que era algo totalmente diferente do que já havia aprendido.

As aulas foram divididas nos seguintes temas:

  • Princípios de degustação de vinhos, uso do copo
  • Aspectos históricos e importância social
  • Uvas viníferas
  • Da parreira à garrafa
  • O serviço do vinho
  • Relação preço-qualidade
  • Fatores na decisão de compra de um vinho
  • Noções de compatibilização eno-gastronomia

TODOS professores da ABS são incríveis, a aula que deveria terminar 22:30h, não raramente se estendia até às 23h, 23:30h. Ninguém queria ir embora!

Em todas as aulas são degustados 4 vinhos. O que a gente não sabia no começo que o ideal é degustar a taça e deixar um pouco de vinho para comparar com os outros e ver as mudanças no aroma depois da bebida decantar um pouco. Ou seja, muita calma na hora de beber rs

Além das 4 degustações também havia sempre pães e água para limpar o paladar. Os materiais de todas as aulas e as fichas dos vinhos degustados, com nome, ano e preço é enviada por e-mail.

Técnicas de degustação, apurar o olfato, paladar e até mesmo a visão. Identificar taninos, acidez, corpo, persistência, foram apenas alguns dos ensinamentos valiosos deste curso. Mas outros são imensuráveis. Escrevemos páginas e páginas do nossos cadernos e sempre que temos alguma dúvida recorremos a eles.

O único problema desse curso foi ser na segunda-feira. A ABS fica na Vila Olímpia e o curso acaba entre 22:30, 23:30 e ficávamos casados. Mas vendo a taça meio cheia, era um jeito da semana começar bem mais feliz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.