Eu não recomendo você visitar Cajon del Maipo – Embalse El Yeso

Você pode ver todos os posts sobre o Chile neste link

—————————————————————————————————————————————–

Eu vou explicar meus pontos, principalmente os negativos porque os positivos vocês vão ver nas fotos.

O post mais visto do blog é esse aqui que conta uma experiência frustrada em uma ilha paradisíaca do Caribe, o passeio para Cajon del Maipo é completamente o oposto, neve frio, mas os perrengues podem estar em qualquer lugar, não é mesmo?

DSC03711

A nossa viagem foi Agosto, inverno e alta temporada, perfeito para visitar um dos pontos turísticos mais bonitos do Chile. Comecei a pesquisa dos preços das agências de turismo (vocês já sabem que eu sou a favor de fazer as coisas 100% por conta própria, mas nesse caso não tinha jeito, tinha neve, estrada complicada e caminho longo e desconhecido) e SURPRESA a maioria das agências chilenas não faz esse passeio no inverno. Fiquei sem entender porque vi milhares de fotos por aí, todas com neve, todas no inverno e como essas pessoas chegaram lá?

Eu já tinha desistido do passeio, mas alguns amigos nossos tinha o contato de um guia que foi bem elogiado, simpático e querido (se quiserem o contato dele eu passo) aceitamos o valor, ele nos pegou no horário combinado no nosso apartamento e lá fomos nós. A viagem é longa, passa por lugares lindos, talvez um dos mais lindos que você verá na vida. Ao chegar lá, ainda bem cedo e relativamente vazio, nosso guia foi bem claro que ia  nos deixar  longe porque quanto mais perto chegasse com a van mais perigoso era pra gente e para as outras pessoas. Como assim?

DSC03818

É necessário andar alguns quilômetros por um caminho estreito e sinuoso, que rodeia o Embalse e que está completamente coberto de neve, o que é maravilhoso para quem não conhece a neve ainda, mas o caminho em si, é bem perigoso para quem não tem experiência e nem o equipamento técnico adequado. Eu estava de botas de neve e escorreguei algumas vezes, mas comparando com a volta a ida foi uma paraíso.

Chegando lá é realmente uma paisagem de cair o queixo. O Embalse não é uma represa  natural, ele levou cerca de 10 anos para ser construído com a intenção de abastecer com água potável os habitantes da região metropolitana de Santiago. A água é super clara e mesmo com o dia bem nublado deu pra ver o quanto ela é bonita. Recomendo vocês andarem até o final do caminho, é a vista mais bonita de lá.

DSC03754

Lembra que eu falei que chegamos cedo? Então, quando começamos ir embora o tempo começou a esquentar e começou chegar muita, muita gente. O caminho estava lotado de carros e pessoas, com o gelo derretendo. Ninguém parecia do perigo que era andar por caminhos estreitos e escorregadios.

Não sei se vocês conseguem entender a dimensão, porque eu não entendia, mas você anda à beira de um precipício, literalmente. Muitas pessoas caiam, escorregavam, eu pedi as contas de quantas vezes quase caí, e mais uma vez, estava de bota de neve, com meu marido e o guia me dando apoio. E pra piorar sabe os carros que tinham estacionados no caminho? Eles estavam saindo ou subindo e DERRAPANDO no meio de centenas de pessoas. Isso mesmo, muitas das vans de turismo nem com correntes nos pneus estavam. Pra piorar vimos diversas avalanches, nenhuma preocupante, mas vai que?

A volta demorou mais ou menos uma hora de puro escorregões e tensão. Se você tem crianças, mobilidade reduzida, apenas não vá. Sério, quanto vale se arriscar por uma foto bonita? E olha, pode pesquisar na internet, dos relatos ruins o meu foi o mais tranquilo.

Tenho vontade de voltar no Embalse no verão, com o sol batendo na água e sem nenhum tipo de risco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s